sexta-feira, 16 de março de 2018

Temos que ser realistas e Lutar com Inteligência


Na Data de Hoje , fomos avisados que na Tarde de Ontem  ( 15 de Março de 2018),Houve uma reunião com o Sub Secretário  Sebastião  Bruno , com representantes da Comunidade Indiana Tijuca  e que segundos relatos  o processo de remoção da Favela indiana, não irá acontecer.
   
              Precisamos entender que Reunião com o Subsecretário Sebastião Bruno, já aconteceu anteriormente na Gestão do Ex Super Secretário Índio da Costa ( que estava como o todo Poderoso da Secretaria de Habitação ). Nessa Reunião estava presente Representantes de 16 Comunidades ameaçadas de Remoção e a Indiana já estava sob a mira da Gestão Marcelo Crivela ), nessa Reunião também estavam presentes a Advogada Eliane da Pastoral de Favelas e a Defensora Pública do Nuth- Adriana Bevilacqua, representando é claro também a nossa Defensora Maria Lúcia ). Isso foi em meados de Novembro de 2017...e de lá pra cá o Sub Secretário Sebastião Bruno, não mais entrou em Contato...
 Em Dezembro de 2017...também teve um Seminário no Centro de Convenções Sul América e o mesmo Grupo representativo contra as Remoções de Comunidades,  não viu a presença do Super Secretário Índio da Costa ou mesmo do Sub Secretário Sebastião Bruno. Teve sim a presença do Corpo Técnico da Secretaria de Habitação e também da Atual Procuradora do Município , presente e a Comissão de Moradores da Indiana,  fez uma fala que estávamos apreensivos pois boatos estavam chegando que seríamos novamente ameaçados de remoção.
 Com a Vinda do Prefeito Marcelo Crivela, para atender ao Grupo de Presidentes que correu atrás pra conseguir 10 bilhões do Ministério das Cidades aqui pra ser Comunidades do Rio de Janeiro,  e ressalta se o empenho da Presidente Ana Paula ( Associação de Moradores do Borel) e também Kito da Tancredo Neves e Washington da Mangueira.  O Prefeito Marcelo Crivela esteve com todo seu Secretariado no Morro do Borel a Convite da Presidente Ana Paula do Borel . Na época a Comissão de Moradores foi convidada a estar presente e muitos presidentes de Associações de Moradores vieram prestigiar esse acontecimento.  O Sub Secretário Sebastião Bruno , estava Presente e conversou com o representante da Comissão de moradores e disse que a Secretaria dele  iria falar com a Comissão de Moradores da Jornada contra as Remoções  ( infelizmente não cumpriu com a palavra e mais uma vez...NADA ).
 Assim na terça feira seguinte a visita do Prefeito Marcelo Crivela, a Secretaria de Habitação vem na Indiana pra apurar denúncias de irregularidades nas Casas....teve então a presença da Defensora Maria Lúcia  ( Nuth ) e membros da Comissão de Moradores,  escutado que a Vinda fora uma Denúncia de um representante Local que convidou a Secretaria de Habitação a vir na Indiana. 
Passado o susto...mas vinha pedra por aí. ..e pesada.
 O Grupo Jornada contra as Remoções teve a iniciativa de fazer um Protesto no dia 2 de Março de 2018 no Palácio da Cidade - Bairro Bota fogo.  Sendo que no dia Anterior a própria Secretária  Verena ( que assumiu a pasta de Super Secretária da Habitação no lugar do Índio da Costa), pediu pra não fecharmos a rua em frente ao Palácio da cidade e que iria receber os Representantes das Comunidades Ameaçadas de Remoção.
 Tivemos a presença de representantes da Pastoral de favelas e uma Defensora Pública do Nuth - Luciana  ( a Reunião foi toda Gravada em Áudio e Vídeo pelo Próprio Gabinete da Secretária de Habitação Verena). Não vimos a presença do Sub Secretário Sebastião Bruno e sim da Secretária  Verena e a Doutora Olga e uma representante da Habitação que disse em alto e bom som que a Indiana estava sim sendo devidamente estudada.
 Estando presente a minha pessoa,  respondi que o Assunto Comunidade Indiana,  está sob os Cuidados do Núcleo de terras e Habitação  ( um Processo que inclusive gerou a Liminar que impede as Demolições, graças a Defensora Maria Lúcia,  em toda a Indiana até os dias atuais e foi fruto também de todos os Membros da Comissão de Moradores da Indiana,  lutar pra isso acontecer. ..ou seja não ser toda a Favela removida) e dois Processos no ITERJ que identifica toda a Indiana e que teve a Ação da Técnica Hermínia e do Diretor Luiz Cláudio. ..mas que está parado e infelizmente não deu prosseguimento.
Ou seja : palavras o vento leva e o que a Comissão pede é um Documento Oficial ( Decreto municipal que evite a Favela Indiana ser toda removida).
 Agora no dia 10 de março de 2018, teve uma Reunião na Fundação Leão 13 e a Defensora Maria Lúcia,  apresentou um Despacho do Ministério Público que apoiava a Prefeitura a nos Remover.  Ficamos em Pânico e infelizmente só restava a gente se mobilizar e novamente lutar pra isso não estragar a nossa Paz.
 Sendo que na Segunda feira seguinte, eu Marcello ,fui no Nuth entregar um Ofício sobre o nosso 2 Fórum indiana Tijuca , que será realizado no dia 12 de abril de 2018 no Auditório da fundação São Joaquim número 54 da Rua Paul Ubderberg as 18 Horas,  onde vários representantes de Comunidades e Representantes do Poder Público,  irão estar presentes para fazer um Balanço sobre tudo o que conseguimos na Indiana e o que esperamos para 2018.
 Sai do Nuth e pouco tempo depois a Defensora Maria Lúcia,  envia um Zap pra mim é diz que o próprio Ministério Público que deu um Despacho Favorável à Prefeitura. ..agora havia dado um Parecer Favorável à Comunidade Indiana.  Porém mesmo assim o Nuth,  teria que se pronunciar e dizer que esta lutando pela comunidade indiana.
 Agora estamos aguardando a decisão da justiça pra saber qual Parecer será apreciado pela Justiça,  se será o Contra ou o a favor da Indiana.
 Em Época de Eleição , nós sempre somos atacados com o Processo de remoção e infelizmente : Até agora a Prefeitura não se pronunciou Oficialmente a favor da Índia na.
 O Atual Sub Secretário Sebastião Bruno, tem que oficializar a Fala dele e pedir ao Prefeito Marcelo Crivela que coloque isso em Diário Oficial.
 *Enquanto isso nós moradores, continuamos Mobilizados pra evitar a Remoção  e estamos aguardando o Processo do NUTH ser totalmente aprovado pela Justiça e também que o ITERJ,  termine o seu Estudo aqui na Indiana e Oficialize o Processo de Regularização Fundiária.
  Senhores ( a) ...as Reuniões onde a Comissão de moradores participa são gravadas e todas elas tem o pleno Conhecimento da Defensora Maria Lúcia  ( representante Oficial Jurídica pra resolver os Problemas atinentes ao NUTH ).
 Aproveitando Agradecer a Presidente Ana Paula que no dia de Ontem,  intermediou essa Reunião com o Subsecretário Sebastião Bruno e o Secretário do Meio Ambiente pra limpar o Rio Maracana e trazer de volta os Guardiões dos Rios ( projeto que irá ajudar a preservação do Rio e trará empregos a muitos moradores do complexo do Borel ).
 No mais como foi frisado...aqui na Indiana, precisamos tudo documentado e com o conhecimento de cada um Morador,  seja com Assembléias e distribuição de informações com Conteúdo explicativo e fácil entendimento.
 A Indiana somos todos nós e vamos lutar para não sermos Alvo de Processos de Remoção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.