sexta-feira, 16 de março de 2018

Temos que ser realistas e Lutar com Inteligência


Na Data de Hoje , fomos avisados que na Tarde de Ontem  ( 15 de Março de 2018),Houve uma reunião com o Sub Secretário  Sebastião  Bruno , com representantes da Comunidade Indiana Tijuca  e que segundos relatos  o processo de remoção da Favela indiana, não irá acontecer.
   
              Precisamos entender que Reunião com o Subsecretário Sebastião Bruno, já aconteceu anteriormente na Gestão do Ex Super Secretário Índio da Costa ( que estava como o todo Poderoso da Secretaria de Habitação ). Nessa Reunião estava presente Representantes de 16 Comunidades ameaçadas de Remoção e a Indiana já estava sob a mira da Gestão Marcelo Crivela ), nessa Reunião também estavam presentes a Advogada Eliane da Pastoral de Favelas e a Defensora Pública do Nuth- Adriana Bevilacqua, representando é claro também a nossa Defensora Maria Lúcia ). Isso foi em meados de Novembro de 2017...e de lá pra cá o Sub Secretário Sebastião Bruno, não mais entrou em Contato...
 Em Dezembro de 2017...também teve um Seminário no Centro de Convenções Sul América e o mesmo Grupo representativo contra as Remoções de Comunidades,  não viu a presença do Super Secretário Índio da Costa ou mesmo do Sub Secretário Sebastião Bruno. Teve sim a presença do Corpo Técnico da Secretaria de Habitação e também da Atual Procuradora do Município , presente e a Comissão de Moradores da Indiana,  fez uma fala que estávamos apreensivos pois boatos estavam chegando que seríamos novamente ameaçados de remoção.
 Com a Vinda do Prefeito Marcelo Crivela, para atender ao Grupo de Presidentes que correu atrás pra conseguir 10 bilhões do Ministério das Cidades aqui pra ser Comunidades do Rio de Janeiro,  e ressalta se o empenho da Presidente Ana Paula ( Associação de Moradores do Borel) e também Kito da Tancredo Neves e Washington da Mangueira.  O Prefeito Marcelo Crivela esteve com todo seu Secretariado no Morro do Borel a Convite da Presidente Ana Paula do Borel . Na época a Comissão de Moradores foi convidada a estar presente e muitos presidentes de Associações de Moradores vieram prestigiar esse acontecimento.  O Sub Secretário Sebastião Bruno , estava Presente e conversou com o representante da Comissão de moradores e disse que a Secretaria dele  iria falar com a Comissão de Moradores da Jornada contra as Remoções  ( infelizmente não cumpriu com a palavra e mais uma vez...NADA ).
 Assim na terça feira seguinte a visita do Prefeito Marcelo Crivela, a Secretaria de Habitação vem na Indiana pra apurar denúncias de irregularidades nas Casas....teve então a presença da Defensora Maria Lúcia  ( Nuth ) e membros da Comissão de Moradores,  escutado que a Vinda fora uma Denúncia de um representante Local que convidou a Secretaria de Habitação a vir na Indiana. 
Passado o susto...mas vinha pedra por aí. ..e pesada.
 O Grupo Jornada contra as Remoções teve a iniciativa de fazer um Protesto no dia 2 de Março de 2018 no Palácio da Cidade - Bairro Bota fogo.  Sendo que no dia Anterior a própria Secretária  Verena ( que assumiu a pasta de Super Secretária da Habitação no lugar do Índio da Costa), pediu pra não fecharmos a rua em frente ao Palácio da cidade e que iria receber os Representantes das Comunidades Ameaçadas de Remoção.
 Tivemos a presença de representantes da Pastoral de favelas e uma Defensora Pública do Nuth - Luciana  ( a Reunião foi toda Gravada em Áudio e Vídeo pelo Próprio Gabinete da Secretária de Habitação Verena). Não vimos a presença do Sub Secretário Sebastião Bruno e sim da Secretária  Verena e a Doutora Olga e uma representante da Habitação que disse em alto e bom som que a Indiana estava sim sendo devidamente estudada.
 Estando presente a minha pessoa,  respondi que o Assunto Comunidade Indiana,  está sob os Cuidados do Núcleo de terras e Habitação  ( um Processo que inclusive gerou a Liminar que impede as Demolições, graças a Defensora Maria Lúcia,  em toda a Indiana até os dias atuais e foi fruto também de todos os Membros da Comissão de Moradores da Indiana,  lutar pra isso acontecer. ..ou seja não ser toda a Favela removida) e dois Processos no ITERJ que identifica toda a Indiana e que teve a Ação da Técnica Hermínia e do Diretor Luiz Cláudio. ..mas que está parado e infelizmente não deu prosseguimento.
Ou seja : palavras o vento leva e o que a Comissão pede é um Documento Oficial ( Decreto municipal que evite a Favela Indiana ser toda removida).
 Agora no dia 10 de março de 2018, teve uma Reunião na Fundação Leão 13 e a Defensora Maria Lúcia,  apresentou um Despacho do Ministério Público que apoiava a Prefeitura a nos Remover.  Ficamos em Pânico e infelizmente só restava a gente se mobilizar e novamente lutar pra isso não estragar a nossa Paz.
 Sendo que na Segunda feira seguinte, eu Marcello ,fui no Nuth entregar um Ofício sobre o nosso 2 Fórum indiana Tijuca , que será realizado no dia 12 de abril de 2018 no Auditório da fundação São Joaquim número 54 da Rua Paul Ubderberg as 18 Horas,  onde vários representantes de Comunidades e Representantes do Poder Público,  irão estar presentes para fazer um Balanço sobre tudo o que conseguimos na Indiana e o que esperamos para 2018.
 Sai do Nuth e pouco tempo depois a Defensora Maria Lúcia,  envia um Zap pra mim é diz que o próprio Ministério Público que deu um Despacho Favorável à Prefeitura. ..agora havia dado um Parecer Favorável à Comunidade Indiana.  Porém mesmo assim o Nuth,  teria que se pronunciar e dizer que esta lutando pela comunidade indiana.
 Agora estamos aguardando a decisão da justiça pra saber qual Parecer será apreciado pela Justiça,  se será o Contra ou o a favor da Indiana.
 Em Época de Eleição , nós sempre somos atacados com o Processo de remoção e infelizmente : Até agora a Prefeitura não se pronunciou Oficialmente a favor da Índia na.
 O Atual Sub Secretário Sebastião Bruno, tem que oficializar a Fala dele e pedir ao Prefeito Marcelo Crivela que coloque isso em Diário Oficial.
 *Enquanto isso nós moradores, continuamos Mobilizados pra evitar a Remoção  e estamos aguardando o Processo do NUTH ser totalmente aprovado pela Justiça e também que o ITERJ,  termine o seu Estudo aqui na Indiana e Oficialize o Processo de Regularização Fundiária.
  Senhores ( a) ...as Reuniões onde a Comissão de moradores participa são gravadas e todas elas tem o pleno Conhecimento da Defensora Maria Lúcia  ( representante Oficial Jurídica pra resolver os Problemas atinentes ao NUTH ).
 Aproveitando Agradecer a Presidente Ana Paula que no dia de Ontem,  intermediou essa Reunião com o Subsecretário Sebastião Bruno e o Secretário do Meio Ambiente pra limpar o Rio Maracana e trazer de volta os Guardiões dos Rios ( projeto que irá ajudar a preservação do Rio e trará empregos a muitos moradores do complexo do Borel ).
 No mais como foi frisado...aqui na Indiana, precisamos tudo documentado e com o conhecimento de cada um Morador,  seja com Assembléias e distribuição de informações com Conteúdo explicativo e fácil entendimento.
 A Indiana somos todos nós e vamos lutar para não sermos Alvo de Processos de Remoção.


quinta-feira, 15 de março de 2018

Estamos de Luto pela Vereadora Marieli Franco



A Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca, teve a oportunidade de conhecer e andar em Movimentos sociais, participar de Reuniões com a Vereadora Marieli Franco. Também estávamos sempre em contato com a vossa Assessoria, e nessa Semana mesmo, estivemos em seu Gabinete, convidando a para estar presente no II Fórum Indiana Tijuca - que será realizado dia 12 de Abril de 2018 às 18:00Hs na Fundação São Joaquim ( Rua Paul Ubderberg 54- Usina / Tijuca).
Participamos de Audiências Públicas pelo Gabinete da Vereadora Marieli Franco e no ano de 2017, inclusive fomos convidados a estar na Mesa principal para falarmos no Salão Nobre da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro.
A nós da Comissão de Moradores da Comunidade Indiana, fica um sentimento de perda irreparável para todos ( familiares / amigos / movimentos sociais e até mesmo para a parcela da Sociedade que luta contra a descriminação e preconceito contra as favelas ). Que os assassinos e mandantes dessa Execução bárbara, sejam devidamente identificados e levados a responder na Justiça.
Também que os Órgãos Internacionais cobrem explicações o porque estamos vivendo essa Caça às pessoas que lutam por melhores dias.
Descanse em Paz, Guerreira Marieli Franco.
Agora nós que tivemos o prazer e honra de te conhecer, vamos lutar como nunca, sua Luta não será em vão.

Rio, 15 de Março de 2018.

Comissão de moradores da Comunidade Indiana Tijuca




Professora Juliana Canedo na Indiana Tijuca



 Hoje na Comunidade Indiana , teremos a presença da Professora Juliana Canedo e estudantes da Alemanha. Os Moradores já foram avisados e a Associação de Moradores, inclusive está disponibilizando uma Sala pra os mesmos poderem ser recebidos. Associação de Moradores / Comissão de Moradores e Moradores, estão de braços abertos pra recebe los. A Comunidade indiana, tem lutado desde 2012 pela sua permanência e a Divulgação tem sido fundamental para a nossa Resistência, para não sofrer mos Remoção. Presença do Daniel Samam ( assessor do Vereador Reimont ) . A visita na Indiana foi um Sucesso. Parabéns a Associação de Moradores / Comissão de Moradores da Indiana e todos que receberam de braços abertos os Estudantes da Alemanha e a professora Juliana Canedo.


Curso de Direito Civil


No dia 14 de Março de 2018, Curso Direito Civil na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Hoje : Direito dos Povos Indígenas 

terça-feira, 13 de março de 2018

Rio Águas limpa Rio Maracanã

Hoje ( dia 13 de março de 2018 ) por meio da Presidente Ana Paula ( Associação de Moradores do Borel ), a Comunidade Indiana está tendo a limpeza do Rio Maracana. Em breve teremos os Guardiões dos rio de Volta no Complexo do Borel. Os trabalhos estão tendo continuidade após as Reuniões que a Presidente Ana Paula , vem tendo com o Secretário de Meio Ambiente e alguns Órgãos da Prefeitura. A iniciativa em atender a Indiana, está na Idéia que somos Parte do Complexo do Borel e sendo assim, todos os Moradores e Comerciantes locais , são atendidos de maneira igual. O princípio da Informação e Comunicação tem sido uma Alta no Trabalho desenvolvido na Gestão atual dentro do Complexo do Borel. Juntos somos mais Fortes.

RioonWatch apoia a Luta pela Permanencia da Indiana Tijuca

Na data de Hoje, sai uma Matéria em favor da Comunidade Indiana Tijuca..explicando a nossa Luta


http://www.rioonwatch.org/?p=41588
Nova Investida da Prefeitura pra Remover a Indiana, coloca Lideranças e Moradores em Alerta.
Nessa Reportagem do Rioonwatch, a preocupação de todos estão muito clara.

INDIANA VOLTA A SER SER AMEAÇADA PELA PREFEITURA

Na data de  Dia 10 de Março de 2018 ( SÁBADO )), A Defensora Maria Lúcia de Pontes ( Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro ), confirmou perante Moradores / Comerciantes / Representantes da Diretoria Associação de Moradores e Representantes da Comissão de Moradores , também Visitantes. Que o Ministério Público deu um Parecer Favorável pra Favela Indiana ser toda Removida. Aos presentes na Reunião que trata de um Projeto de Reciclagem. A Defensora Maria Lúcia, falou que está recorrendo da Decisão do Ministério Público. Também disse que a Prefeitura dessa vez, está tendo o apoio ao dizer que a Indiana precisa ser Removida. Foram feitas perguntas de como Reagir: e a Resposta foi por meio de Reuniões, dizendo a todos os Moradores e Comerciantes, o que está acontecendo para que todos lutem e participem de Manifestações se necessário. Infelizmente a Prefeitura com essa Decisão se Fortalece e põe em Risco todas as Casas e Comércios da Favela Indiana.

sábado, 3 de março de 2018

Reunião no NUTH

No dia 02 de março de 2018, tivemos a reunião mensal no NUTH, com a defensora Maria Lúcia de Pontes. Presença de Vários representantes das Comunidades assistidas pelo NUTH.

ATO do Dia 02 de Março no Palácio da Cidade

Hoje tivemos o ATO em frente ao palácio da Cidade, e uma Coimissão Representativa do Conselho popular, esteve conversando diretamente com a Secretaria VERENA, que esta à frente da Secretaria de Habitação da Cidade do Rio de Janeiro, na Gestão do Prefeito Marcelo Crivela.

Prefeitura na Indiana.



Na Quinta feira dia 01 de março de 2018, tivemos a presença da Prefeitura na Indiana.
 Na verificação de algumas Obras pendentes, tais como o Caminho ( Trilha Indiana Borel ) e a Ponte que fica no lado do Canal.
   vamos aguardar agora uma obra em Andamento em São Conrado, terminar para ver se a nossa aqui é concluida.
      Vale registrar que após o pedido da Associação de Moradores do Borel, na pessoa da presidente Ana Paula, o Diálogo para que as associações de Moradores do Complexo do Borel, sejam atendidas em suas necessidades pela prefeitura, melhorou, pelo menos estamos tendo a sensação de sermos escutados.


Reunião do Conselho Popular 28/2/2018



Relatoria Reunião do Conselho Popular 28/2/2018
Pauta: ato contra as remoções; demandas das comunidades
Presentes: Rádio Sonda, Novo Palmares, Rocinha, Manguinhos, Comitê Popular de lutas, indiana, movimento unificado dos camelos, mandato de Gilberto Palmares, mandato Reimont, Vidigal, NUTH, grupo de estudos de projetos habitacionais e urbanismo da UFF, mandato de Cinco, movimento baia viva, Barrinha, mandato Flávio Serafini, Pastoral de Favelas, Vila União de Curicica, São José Operário e pesquisadores
Informes:
Reunião para criar a comissão popular da verdade no dia 1 de março na CAARJ às 17:30
Assembleia em Manguinhos dia 7 de março às 18:0
Dia 29 de março às 18 horas ocorrerá o II Fórum da Indiana
Dia 17 de março às 10:00 terá um ato de recuperação da fachada na comunidade Mama Africa em Niterói
Projeto de lei do mandato de Cinco sobre água e saneamento básico deve gerar um debate próximo do dia 15 de março. O mandato acha interessante alguém do Conselho participar.
As camisas do Conselho estão prontas e serão entregues em breve.
Dia 1 de março às 10:00 ocorrerá uma reunião com a SPU para dar uma resposta às demandas do Conselho
NEPHU se coloca à disposição para construir planos populares para as comunidades que já estejam em processo de acúmulo sobre as questões sociais e urbanas de suas comunidades
Dia 13 de março em Brasília ocorrerá a reunião da Câmara de Conciliação
Dia 5 de maio a Defensoria Pública estará na comunidade Novo Palmares. É importante a presença de todos.
O Fórum permanente criado pela FAFERJ e SEPE/Andes é um espaço central pra gente participar. A próxima reunião é dia 1 de março na UERJ. E a próxima grande plenária será dia 13 de março na UERJ. Existem GTs em funcionamento, nos quais todos podem se inscrever.
Ato
Trajeto: vamos marchar do Santa Marta até o Palácio da Cidade.
Carro de som: vamos alugar um carro de som e solicitar contribuições dos parlamentares (Beto e Shirley vão buscar saber o preço)
Comissão para dialogar caso a prefeitura nos receba: Eliane, Di, Jaque, Anderson, Emília, Ana, Marcelo, Beto, Lucas, Sérgio, Xaolim
Manifesto: usar o manifesto que já existe e acrescentar coisas pontuais. Importante exigirmos que o prefeito marque uma reunião com a gente. É importante exigir clareza sobre os projetos da nova secretaria de habitação. Importante ressaltar o problema da falta de estrutura urbana, que fica evidente com o caos gerado pelas chuvas. Importante ressaltar a demanda de que se abra um diálogo entre governo federal e prefeitura. Demandar qual o orçamento para habitação em 2018. Falar sobre a importância do plano municipal do saneamento básico e de prevenção às chuvas. Quais são as metas e recursos?
Ofício: Viviane se responsabiliza pela entrega do ofício
Insígnias políticas: somos contra a intervenção militar
Mídia: tarefa coletiva de enviar o chamado pro ato pras mídias
É importante em nossos materiais ressaltarmos as diferenças entre os casos de remoção e as distinções com relação ao que está ocorrendo
Demandas das comunidades
Horto: Lucas colocou a importância de fazer uma pressão sobre a comissão de assuntos fundiários e habitação da ALERJ para que haja a audiência pública reivindicada pelos moradores.
Vila União de Curicica: existe um plano Popular para a comunidade feito pela UFF e os moradores. A ideia é que a comunidade se mobilize para dar continuidade ao debate sobre o plano.
Manguinhos: vai acontecer uma vistoria técnica no canal do Cunha em Manhuinhos. Sérgio vai colocar seu Bezerra em contato com a equipe.
Relação de comunidades para o ITERJ (processos de regularização fundiária): Novo Palmares, Indiana, Rádio Sonda