sábado, 3 de março de 2018

Reunião do Conselho Popular 28/2/2018



Relatoria Reunião do Conselho Popular 28/2/2018
Pauta: ato contra as remoções; demandas das comunidades
Presentes: Rádio Sonda, Novo Palmares, Rocinha, Manguinhos, Comitê Popular de lutas, indiana, movimento unificado dos camelos, mandato de Gilberto Palmares, mandato Reimont, Vidigal, NUTH, grupo de estudos de projetos habitacionais e urbanismo da UFF, mandato de Cinco, movimento baia viva, Barrinha, mandato Flávio Serafini, Pastoral de Favelas, Vila União de Curicica, São José Operário e pesquisadores
Informes:
Reunião para criar a comissão popular da verdade no dia 1 de março na CAARJ às 17:30
Assembleia em Manguinhos dia 7 de março às 18:0
Dia 29 de março às 18 horas ocorrerá o II Fórum da Indiana
Dia 17 de março às 10:00 terá um ato de recuperação da fachada na comunidade Mama Africa em Niterói
Projeto de lei do mandato de Cinco sobre água e saneamento básico deve gerar um debate próximo do dia 15 de março. O mandato acha interessante alguém do Conselho participar.
As camisas do Conselho estão prontas e serão entregues em breve.
Dia 1 de março às 10:00 ocorrerá uma reunião com a SPU para dar uma resposta às demandas do Conselho
NEPHU se coloca à disposição para construir planos populares para as comunidades que já estejam em processo de acúmulo sobre as questões sociais e urbanas de suas comunidades
Dia 13 de março em Brasília ocorrerá a reunião da Câmara de Conciliação
Dia 5 de maio a Defensoria Pública estará na comunidade Novo Palmares. É importante a presença de todos.
O Fórum permanente criado pela FAFERJ e SEPE/Andes é um espaço central pra gente participar. A próxima reunião é dia 1 de março na UERJ. E a próxima grande plenária será dia 13 de março na UERJ. Existem GTs em funcionamento, nos quais todos podem se inscrever.
Ato
Trajeto: vamos marchar do Santa Marta até o Palácio da Cidade.
Carro de som: vamos alugar um carro de som e solicitar contribuições dos parlamentares (Beto e Shirley vão buscar saber o preço)
Comissão para dialogar caso a prefeitura nos receba: Eliane, Di, Jaque, Anderson, Emília, Ana, Marcelo, Beto, Lucas, Sérgio, Xaolim
Manifesto: usar o manifesto que já existe e acrescentar coisas pontuais. Importante exigirmos que o prefeito marque uma reunião com a gente. É importante exigir clareza sobre os projetos da nova secretaria de habitação. Importante ressaltar o problema da falta de estrutura urbana, que fica evidente com o caos gerado pelas chuvas. Importante ressaltar a demanda de que se abra um diálogo entre governo federal e prefeitura. Demandar qual o orçamento para habitação em 2018. Falar sobre a importância do plano municipal do saneamento básico e de prevenção às chuvas. Quais são as metas e recursos?
Ofício: Viviane se responsabiliza pela entrega do ofício
Insígnias políticas: somos contra a intervenção militar
Mídia: tarefa coletiva de enviar o chamado pro ato pras mídias
É importante em nossos materiais ressaltarmos as diferenças entre os casos de remoção e as distinções com relação ao que está ocorrendo
Demandas das comunidades
Horto: Lucas colocou a importância de fazer uma pressão sobre a comissão de assuntos fundiários e habitação da ALERJ para que haja a audiência pública reivindicada pelos moradores.
Vila União de Curicica: existe um plano Popular para a comunidade feito pela UFF e os moradores. A ideia é que a comunidade se mobilize para dar continuidade ao debate sobre o plano.
Manguinhos: vai acontecer uma vistoria técnica no canal do Cunha em Manhuinhos. Sérgio vai colocar seu Bezerra em contato com a equipe.
Relação de comunidades para o ITERJ (processos de regularização fundiária): Novo Palmares, Indiana, Rádio Sonda



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.