sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

primeira edição do Seminário FAF-RIO,

 Na quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, a Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca – CMCIT , participou a Convite na Federação de Favelas do Rio de Janeiro (FAF-RIO), em parceria com o Instituto 12, onde realizou a primeira edição do Seminário FAF-RIO, um evento dedicado ao debate sobre habitação, urbanismo, meio ambiente, cultura e empreendedorismo nas favelas cariocas. O evento aconteceu na sede do Instituto 12, localizada na Av. Ataulfo de Paiva, 1120, Leblon, e contou com a presença de autoridades políticas e especialistas das áreas de habitação, urbanismo, meio ambiente, cultura e empreendedorismo.

Com painéis temáticos e discussões aprofundadas, o evento fortaleceu o diálogo entre comunidades, poder público e setores estratégicos, contribuindo para a construção de soluções inovadoras e inclusivas para os territórios de favela.

O seminário teve como objetivo promover um espaço de escuta e diálogo qualificado sobre as demandas e potencialidades das favelas do Rio de Janeiro, envolvendo diferentes atores da sociedade em debates que incentivem políticas públicas mais eficazes e iniciativas inovadoras para o desenvolvimento sustentável desses territórios.

As favelas do Rio de Janeiro são espaços de grande riqueza cultural, social e econômica, mas ainda enfrentam desafios estruturais relacionados à moradia, infraestrutura urbana, preservação ambiental e oportunidades de geração de renda. Diante desse cenário, o I Seminário FAF-RIO ,proporcionou reflexões e trocas de conhecimento entre especialistas, lideranças comunitárias e o poder público, fortalecendo o protagonismo dos territórios populares na construção de uma cidade mais justa e integrada.

Registrar a Presença da Ouvidora Geral da Defensoria Pública do estado do Rio de Janeiro -  Fabiana Silva .

Na Ocasião , foi realizada uma entrevista sobre Direito à Cidade , pelo Representante da Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca , ao Portal Comunidades Catalisadoras - Comcat.






















quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Dia Mundial da Paz 2025

 Perdoai-nos as nossas ofensas: dai-nos a Vossa paz” é o tema escolhido pelo Santo Padre para o  Dia Mundial da Paz 2025.

O título da Mensagem para o 58º Dia Mundial da Paz, que será celebrado em 1º de janeiro de 2025, manifesta uma consonância natural com o sentido bíblico e eclesial do ano jubilar e se inspira, em particular, nas Cartas Encíclicas Laudato si’ Fratelli tutti, especialmente em relação aos conceitos de Esperança e Perdão, núcleo do Jubileu: um chamado à conversão que visa não condenar, mas trazer reconciliação e paz.

Partindo do exame da realidade dos conflitos e dos pecados sociais que afligem a humanidade hoje, olhando para a esperança inerente à tradição jubilar do perdão dos pecados/cancelamento das dívidas e da reflexão dos Padres da Igreja, podem surgir orientações concretas que levarão a uma mudança muito necessária nas esferas espiritual, moral, social, econômica, ecológica e cultural.

Somente a partir de uma verdadeira conversão, pessoal, comunitária e internacional, poderá florescer a verdadeira paz, que não se manifesta apenas na conclusão dos conflitos, mas em uma nova realidade na qual as feridas são curadas e a dignidade de cada pessoa é reconhecida.